No dia 12 de outubro de 1987, o Brusque Futebol Clube surgiu após uma fusão entre os tradicionais clubes da cidade de Brusque, o Carlos Renaux e o Paysandu.
O Brusque manda seus jogos no estádio Augusto Bauer, com capacidade para 5.000 mil pessoas e que pertence ao tricolor Carlos Renaux. Atualmente o estádio passa por reformas e irá ter a capacidade aumentada para 6.000 lugares.
Com apenas cinco anos de fundação, o Brusque conquistou o seu primeiro título, a Copa Santa Catarina, que venho conquistar outras quatros em 2008, 2010, 2018 e 2019.
O segundo título da história do clube foi o Campeonato Catarinense, também em 1992. O Brusque conquistou o campeonato em cima do Avaí.
O Brusque também é conhecido como Quadricolor, apelido carinhoso da torcida quadricolor que lembram as quatro cores do clube: Vermelho, Verde, Branco e Amarelo.
O mascote do Brusque é o Marreco devido à cultura da cidade de Brusque, que tem como uma das suas mais conhecidas festas a FENARRECO (Festa Nacional do Marreco) é seu prato típico: o Marreco recheado.
Após passar por altos e baixos por muitos anos, o Quadricolor, em 2008 o Quadricolor voltou a figurar com boas conquistas, como foi o caso da conquista da tríplice coroa com a conquista do Catarinense da Série B, a Copa Santa Catarina e a Recopa Sul-Brasileira.
Em 2017, o Quadricolor ganha uma grande repercussão nacional, pois enfrentaria o Corinthians em pleno estádio Augusto Bauer pela Copa do Brasil. Com estádio lotado, o Brusque conseguiu levar a partida para os pênaltis, mas acabou sendo eliminado pelo time paulista.
Já em 2019, a grande ascensão do Brusque vem com a conquista do Campeonato Brasileiro da Série D. Festejado é comemorado pela cidade por muitos dias seguidos, afinal, a conquista aconteceu em Manaus, com o estádio com mais de 44 mil pessoas (o maior público que o Brusque já participou em sua história).
O ano de 2020 foi um pouco diferente, o Quadricolor começou muito bem a temporada, até que veio a pandemia. Após 28 anos, o Marreco chegou a uma final de Campeonato Catarinense, sendo derrotado pela Chapecoense, mas a história ainda seria feita.
Na Copa do Brasil daquele ano, o Brusque chegou a quarta fase, sendo a melhor campanha do time na competição. Acabou sendo eliminado pela forte equipe do Ceará.
Com a Série C, o Brusque tinha a oportunidade de voltar a disputar o Brasileiro da Série B, sendo assim, o Marreco conquistou o acesso no mês de janeiro de 2021, já que os campeonatos ficaram paralisados durante meses devido a pandemia.
Em 2021, já no primeiro mês, o clube comemorava o acesso no Augusto Bauer, após uma grande vitória por 4 a 2 em cima do Ituano.
Sem o torcedor presente no estádio devido a pandemia, enquanto elenco comemorava no campo, a torcida invadiu as ruas no entorno do Augusto Bauer para comemorar, até que foi liberado a presença dos torcedores, que não conseguiram segurar a emoção da conquista.
No Catarinense, o Brusque parou na semifinal da competição.
Pela Copa do Brasil o Brusque acabou sendo eliminado ainda na primeira fase da competição.
Já na Série B, pela primeira vez no formato de 20 clubes e 38 rodadas, o Quadricolor conseguiu a permanência na competição após vencer o Operário em casa por 2 a 0 na penúltima rodada.
Após 30 anos, o Brusque volta a ser Campeão Catarinense diante do seu torcedor, no estádio Augusto Bauer. Pela vantagem da primeira fase, o Quadricolor empatou no jogo de ida por 1 a 1 com gol do atacante Fernandinho, e com empate sem gols no jogo de volta, acabou se tornando Bicampeão estadual.
O Quadricolor também disputou o Campeonato Brasileiro da Série B.
Em 2023 o Brusque Futebol Clube chegou na final de todas as competições que disputou. Abriu a temporada vencendo o rival Marcílio Dias por 1 a 0 no Augusto Bauer e se tornou bicampeão da Recopa Catarinense.
Foi vice-campeão do Campeonato Catarinense, conquistando a vaga na Copa do Brasil de 2024. O Quadricolor parou na segunda fase da Copa do Brasil.
Conquistou o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série B de 2024 conquistando quatro vitórias seguidas na chave classificatória, feito que nunca havia acontecido anteriormente no formato atual da Série C. O Brusque acabou sendo superado pela equipe do Amazonas e foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Série C.
Na atual temporada, o Quadricolor chegou a final do Campeonato Catarinense pelo terceiro ano consecutivo, sendo vice-campeão e conquistando a vaga na Copa do Brasil de 2025.
Na Copa do Brasil, o Marreco avançou para a terceira fase da competição, eliminando o Gás e o ABC.
Em 2024, o Brusque disputa a sua quarta Série B.